4 motivos – Por que ter um site é importante para o sucesso do seu negócio?

4 motivos –  Por que ter um site é importante para o sucesso do seu negócio?

Com tantos formatos e plataformas online, como as redes sociais, por que ter um site ainda é a melhor opção para o seu negócio?

Um dos principais erros que muitos marinheiros de primeira (e várias) viagens fazem é acreditar que as redes sociais podem substituir o papel de um site. Quer entender melhor? Vem comigo que até final do texto que vou explicar quatro motivos pelos por que ter um site é a melhor opção.

1. Ser encontrado no Google

Por mês são feitas mais de 100 bilhões de buscas na plataforma (por ano, são mais de 2 trilhões no mundo todo). Com um site você conseguirá aplicar boas práticas de SEO, que são indicações para otimização das páginas para mecanismos de busca, de forma que seu projeto online possa performar de forma muito mais assertiva nas páginas de resultados do Google.

Diferentemente de uma rede social, que oferece um formato mais engessado e com menos possibilidades, um site mostra mais confiança, credibilidade e reforça uma imagem profissional do seu negócio.

Atenção: não estamos falando que uma plataforma é melhor que a outra, apenas que cada uma pode ser melhor aproveitada para estratégias diferentes dentro de um negócio. O site gera visibilidade e confiança, as redes sociais servem como ótimo apoio para divulgação do negócio.

2. Ter propriedade das informações

Uma das principais diferenças entre criar um site e possuir presença apenas nas redes sociais é o controle e propriedade que você tem sobre suas informações e dados dos seus clientes. Isso porque quando você cria uma página ou perfil em redes sociais, você concorda que todas as informações que serão posteriormente submetidas lá, serão de propriedade da respectiva rede social.

Ao contrário que, quando você gerencia um site, você é proprietário daquelas informações, podendo ter mais controle, inclusive, sobre todas as camadas de segurança que você poderá aplicar nas suas páginas.

Mas atenção, o fato de possuir um site não quer dizer que ele seja mais ou menos seguro que uma rede social. É preciso estar atento às ferramentas que garantem mais proteção ao seu projeto online, como o Certificado SSL, por exemplo.

3. Ganhar tempo na sua rotina

No site você pode criar uma página específica para sanar dúvidas de reais e potenciais clientes, como um FAQ (do inglês Frequently Asked Questions), por exemplo, você mantém no ar um cartão de visita virtual, que pode ser referência para que qualquer pessoa acesse de qualquer lugar do mundo a qualquer hora.

Essa possibilidade é um excelente argumento que pode ser usado para não precisar perder tempo respondendo dúvidas e questões frequentemente perguntadas nas redes sociais. Além disso, com o site você consegue monitorar como é o comportamento dos visitantes utilizando o Google Analytics, ferramenta com a qual é possível analisar dados das suas páginas.

4. Colocar em prática o Marketing de Conteúdo

Uma das principais vertentes do Marketing Digital, o Marketing de Conteúdo pode ser executado com assertividade em sites e blogs. Isso porque você tem a liberdade de definir as melhores palavras-chave relacionadas aos produtos e serviços que você quer trabalhar.

A estratégia é excelente para quem quer apostar em um crescimento orgânico e sem altos investimentos em mídia paga, por exemplo.

Conclusão: por que ter um site é importante?

Esses são apenas alguns dos principais pontos que reforçam a necessidade de se ter um site. Além de toda a questão da visibilidade proporcionada, a credibilidade e confiança são fundamentais para construir uma boa reputação online.

Utilize as redes sociais e ferramentas como email marketing na estratégia de divulgação dos seus produtos e serviços. O site é seu cartão de visitas virtual, onde todos devem encontrá-lo para ter informações oficiais da sua empresa, detalhes dos seus serviços e entrar em contato caso necessite tirar alguma dúvida.

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